[1 de 8] O que de fato é o Público Alvo?

Série: 8 Passos para o Público Perfeito Perfeito

Provavelmente você já esteja cansado de saber que avatar é o público alvo perfeito para o seu negócio. Mas a pergunta que eu gostaria de te fazer hoje é: Você consegue identificar qual é o seu público alvo perfeito? Será que você realmente acertou no seu público alvo perfeito? Esse público alvo perfeito compra todos os dias de você? Você já recebeu e continua recebendo mensagens e depoimentos sobre a importância do seu produto e que ele era exatamente o que eles precisavam? Você tem certeza que o seu público alvo perfeito É o ideal ou você ACHA que é?

De todas as perguntas que já te fizeram algum dia sobre o seu produto, na verdade a que você precisa ficar atento é: Você tem certeza que o seu público é o ideal ou você acha que é? Falo isso porque essa resposta é a chave para o sucesso do seu negócio. Bom… se você está lendo este artigo, eu tenho quase certeza que você respondeu que “acha” que o público que você definiu é o ideal. Porém, se eu estiver enganado e você respondeu que tem “certeza” que acertou em cheio no seu público, então tenho boas notícias: vamos melhorar ainda mais essa certeza!

Vamos começar pelo conceito mais simples: O que você precisa saber em primeiro lugar na hora de fazer o planejamento do seu negócio, é entender que o seu público não precisa ser exatamente o ideal para o seu produto. Na verdade, o que o seu avatar precisa saber acima de tudo é que o seu negócio vai transformar a vida dele e, eventualmente, pode comprar o seu produto.

Eu costumo partir de 2 divisões para o público alvo perfeito:

Existe a primeira que é o público que gosta de colecionar informações… e a segunda, com o público que quer uma transformação e por isso se cadastrou em sua lista. A segunda divisão é o tipo de público que você precisa ter dentro da sua lista de contatos. Ou seja, onde você possui uma audiência. (Haa, um parêntese aqui rapidinho… Nunca descarte sua audiência não importa onde ela estiver. Isso parece óbvio, não é?  Mas quantas vezes você deixou de usar seu público no instagram, ou Facebook, ou Linkedin por achar que não estava engajado ou quer era uma audiência muito pequena? Pense nisso, pois iremos retornar ao assunto mais a frente… mas agora vamos voltar)

Mas como saber se esse público quer apenas informações ou se esse é o público comprador? A resposta é simples… PESQUISAR!

Uma das minhas maiores dificuldades era entender o público alvo perfeito, o comportamento, como eles agem a um anúncio, a vídeos ou a qualquer tipo de informações. E essa é uma tarefa que ninguém pode e vai fazer para seu negócio, se não você mesmo.

Falo isso, porque o seu público alvo perfeito nunca estará dentro de um documento texto, te esperando para enviar anúncio e depois comprar o seu produto. Na verdade, o que acontece é exatamente o contrário. Iremos encontrar o público através de algo que chamamos de “tráfego”, que é exatamente direcionar esse público para outro lugar.

Ou seja, é através deste tráfego direcionando pessoas para a página do seu negócio que você irá encontrar informações especiais sobre o seu produto. Anote isso pois é algo extremamente importante: Todo e qualquer tipo de tráfego na verdade são compras de informações sobre o seu público alvo.

Bom… é a partir deste momento que outras dúvidas podem estar surgindo em sua cabeça, perguntas como: “Como saber se estou comprando as informações certa?”

Para responder essa dúvida te espero no artigo 2 da série 8 Passos para o Público Perfeito Perfeito. Até lá!

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